O jornal “O Comércio de Piraju” dedicou bons espaços de suas páginas para notícias referentes à Sociedade Atlética Paranapanema (SAP), atual Iate Clube no ano de 1946. Muitas vezes, os escritos vinham repletos de elogios até melosos exaltando as qualidades do então presidente do clube, Joaquim Ottoni da Silveira Camargo, que anos depois veio a ser prefeito da cidade. (Confira na sequência artigo assinado por Esaldivar Serra Braga sobre a Sociedade).
PATRIMÔNIO
Nota publicada no dia 17 de fevereiro de 1946 relatava que a SAP adquirira naquela semana um terreno para ampliação da atividade esportiva. “A SAP dia a dia se vai avultando aos olhos dos pirajuenses. As instalações próprias para a prática dos esportes náuticos vão sendo construídas em ritmo acelerado (…) e emprestam um rico colorido às margens da nossa bela represa”.
O texto informava que uma casa e terreno do Sr. Carmelo Manino haviam sido adquiridos pelo clube. A casa seria reformada e adaptada para vestiário de homens, dotada de água, luz e esgoto. “Fomos informados ainda que dentro de poucos dias estará concluído o bar americano e o recinto de danças” (para viabilizar futuras matinês carnavalescas).
BAILE
Na edição de 24 de fevereiro de 1946, uma matéria de capa dizia que o baile pré-carnavalesco ocorrido no dia 9 daquele mês, no salão do Piraju Hotel, alcançara a renda líquida de Cr$ 5.142,60.
“Hoje temos ocasião de adiantar mais alguns informes a respeito da festa que reuniu os elementos de escôl (sic) da nossa sociedade e proporcionou à nossa juventude uma oportunidade esplêndida para demonstração do seu bom gosto e sua elegância, através dos ricos trajes e fantasias apresentados”, dizia o texto, que enaltecia a “boa vontade” e “entusiasmo” da comissão organizadora: Bernadette Correa Machado, Julieta Viana Simões, Nair Prado Negrão, Geny Braga Noronha, Yolanda Marinho, Wanda Teixeira, Izabel Correa Machado, José Correa Machado, Savio Vitale, Ugo Vechia e outros.
A SAP e a natação em Piraju
Esaldivar Serra Braga
Nossa cidade está de parabéns, com o rápido e proveitoso desenvolvimento da querida Sociedade Atlética Paranapanema, ou simplesmente SAP, onde tantos jovens pirajuenses aprenderam a prática do belo esporte que é a natação, apesar da exiguidade e falta de instalações adequadas com que sempre lutou esse centro esportivo.
Essa organização que entrou há menos de um ano numa nova fase de realizações sobre a direção se seu presidente Joaquim S. Camargo – o incansável Quinzinho, tomou um impulso digno dos maiores encômios.
Os pirajuenses que com razão já haviam adquirido certo espírito de pessimismo em face dos fracassos de várias realizações que começavam com muito barulho mas não iam adiante, têm na SAP atual um desmentido às afirmativas dos descrentes e um estímulo para prosseguir não só com ela, mas com muitas outras, pois o povo só deseja crer e anseia por líderes que saibam se impor e conquistar sua fé.
O segredo está simplesmente em saber escolher os elementos que não cuidem de política pessoal e de interesses subalternos e saibam por acima de tudo isso as conveniências da coletividade.
Seria muito conveniente que os pirajuenses que ainda não viram o que se fez em menos de um ano na SAP dessem um pulo até lá e observassem de visu o progresso, a diferença para melhor que ali ocorrem.
Com um belo e amplo pavilhão para descanso dos sócios, anexo ao qual fez-se moderna instalação para bar etc., com vestiários para homens e senhoras, ringues para box, praia artificial, cochos para adultos e para crianças, trampolim solidamente construído e novas obras em andamento, oferece aquele centro esportivo um ambiente dos mais agradáveis para seus frequentadores e um local para desenvolvimento de vários esportes dentro das modernas regras de técnica e higiene.
A diretoria adquiriu um prédio situado próximo à antiga entrada, com frente para a rua Conselheiro Antônio Prado e em breve será o mesmo completamente reformado e ampliado para nele serem adaptados vestiários de crianças, chuveiros, residência de zelador etc.
E já é tempo de que nossos elementos progressistas se inscrevam como sócios contribuintes e cooperem todos para aproveitar esta maré de entusiasmo que empolga a atual direção da SAP, considerando que tal empreendimento é de valor inestimável para a mocidade que precisa de ter um ambiente saudável para a prática dos esportes, entre os quais o mais lindo deles – a natação.
O verão está aí, e com ele a necessidade de um esporte refrigerante num cenário deslumbrante como o da nossa represa!
Ajudemos a SAP para o bem de nossa cidade.
Piraju, 27 de setembro de 1946
Jovens na SAP/ FOTO: Acervo Municipal de Piraju
1 thought on “Sociedade Atlética Paranapanema – SAP (parte 2)”
O Sr. Carmelo Manino era o meu trisavô ❤️