Jogos Regionais: União, amizade e espírito de equipe asseguram vitória do Tênis de Mesa

Equipe Herculóides, invicta, conquistou medalha de ouro no torneio; equipe superou fortes concorrentes

Herculóides com a técnica “pé quente” Elisabeth Barbosa. Vitória garantida com a presença dela.

Ouro nos Jogos Regionais em Marília, a equipe de Tênis de Mesa “Herculóides” de Piraju mostrou para todas as modalidades que a união faz a força e que parceria e amizade rendem bons resultados. É o que diz Marcelo Vaz, o Nikima, que há 26 anos atua na modalidade e ensina o esporte para atletas da Estância.

Além de Nikima, 49, a delegação de Piraju contou com a atuação dos atletas Fernando Shigetomi, 25; Augusto Manhoer, 25; Luciano Lalli, 40; Igor Japa e Gustavo Tsuboy, 28. Cada integrante da equipe treina há pelo menos 20 anos e a turma se conheceu por intermédio do pirajuense Bruno Teixeira Boretti, que hoje reside na cidade de Dublin, Irlanda, onde ministra aulas de tênis de mesa para um grupo de 70 alunos.

ATUAÇÃO

Nos Jogos Regionais deste ano, os Herculóides participaram de seis partidas e saíram vencedores de todas elas. Na primeira fase, superaram as fortes equipes de Junqueirópolis (campeã escolar da modalidade), Regente Feijó (representada por atletas de Presidente Venceslau) e Taquarituba, que além de ser a “equipe B” também treinada por Nikima, teve a participação primorosa do coreano Ban Sun Park, vindo de seu país especialmente para participar da competição.

Na segunda fase, Piraju venceu a equipe de Dracena; na semifinal, venceu Assis, cuja equipe tem um nome de peso: Valdineis, um atleta que tem no currículo uma vitória sobre Hugo Calderano, atual nº11 do mundo na modalidade e jogador da seleção brasileira de Tênis de Mesa.

Por fim, os representantes da Estância superaram os atletas de Presidente Prudente na final do campeonato, vencendo por 3 sets a 2. Na preparação para os jogos, a delegação de Prudente fez um treinamento de sete horas diárias, ao passo que a equipe de Piraju treinou quatro horas/dia. “Nós não vencemos qualquer um. Os concorrentes eram equipes fortes, bem treinadas e com nomes de peso”, comenta Marcelo Vaz.

A equipe de Nikima trouxe medalha de ouro; Fernando Shigetoni recebeu medalha de prata por seu desempenho individual e, em dupla, Fernando e Augusto Manhoer também ficaram em segundo lugar.

A pirajuense Camila Mika Serikawa recebeu duas medalhas de bronze nos Jogos Regionais pela cidade de São Bernardo do Campo. Ainda que não estivesse vestindo a camisa de Piraju, a atleta nasceu aqui e já passou pelo Tênis de Mesa local.

Nikima: 17ª participação no tênis de mesa nos Jogos Regionais e 28 medalhas ao todo

 

EQUIPE

Em Marília, os Herculóides ficaram alojados na escola Amaury Pacheco, no bairro Bandeirantes. Nikima destacou o atendimento espetacular dos funcionários da escola e comentou que há tempos não acompanhava uma competição com tanto respeito e amizade entre diligências, competidores, funcionários da limpeza, da cozinha etc.: “nesses Jogos Regionais, um aplaudiu o outro, um ajudou o outro, um torceu pelo outro. Foi muito bacana”.

No discurso da vitória, Nikima homenageou seu avô Izoldino Vaz e seu pai, Antônio Sydney Vaz, assassinado na Fazenda Água Morna em 1997.

Os treinos da equipe de Tênis de Mesa acontecem no Iate Clube às terças e sextas-feiras das 16h às 20h30 e sábados das 8h às 18h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *