A imprensa escrita de Piraju tem longa história e tradição. Na década de 1920, circulava o jornal “O Piraju”, fundado em 1908. Em 1924, o veículo tinha Nestor do Val como diretor e gerente.
O semanário não diferia muito do estilo dos demais jornais da época: sem qualquer tipo de foto, reproduzia textos longos de jornais de Itapetininga e demais localidades do interior paulista. O conteúdo local era composto de pequenas notas informativas sobre inauguração de capelas, “kermesses” (como chamavam as quermesses) e curtas notícias policiais, além de editais de proclamas e informes sobre falecimentos, nascimentos e agenda dos figurões políticos da época.
Alguns exemplares d’O Piraju estão encadernados e mantidos no Acervo Municipal de Piraju. Reproduzimos a seguir alguns anúncios encontrados na edição de 20 de janeiro de 1924. Tratam-se de alfaiatarias, armazéns de secos e molhados, externatos e alguns pontos comerciais ou estabelecimentos que ofereciam tipos de serviços já obsoletos e “fora de moda”.












