Entidade ainda precisa reunir número de pessoas para auxiliar na coleta de alimentos do próximo sábado, 11
Instituição filantrópica sem fins lucrativos, o Asilo São Vicente de Paulo acolhe idosos de Piraju e região desde 1925, sempre com um trabalho embasado no auxílio de um forte corpo de voluntários. No entanto, esse número vem caindo com o tempo.
Para se ter uma ideia, no passado, o asilo chegou a ter 14 grupos de voluntários, cada grupo contendo cerca de 15 pessoas, o que totalizava 200 indivíduos trabalhando pelas causas da entidade. Hoje, o número de filantropos não chega a 60.
De acordo com a equipe do asilo, os voluntários antigos foram envelhecendo sem serem repostos e isso não se deu por falta de convite. “As pessoas não atendem os convites”, diz a instituição, em nota ao jornal Observador.
O asilo esclarece que os voluntários não realizam funções como lavar, cozinhar ou passar. Serviços de limpeza são realizados pelos funcionários. Ao corpo de beneméritos compete auxiliar nos eventos, como festa junina, do pastel e outras, além de breves reuniões esporádicas para tratar de assuntos de interesse da sociedade e confraternização.
Um exemplo da dificuldade atual enfrentada pelo asilo é a coleta de alimentos que acontece no próximo sábado, 11. A instituição, até o momento, não conseguiu reunir o número de voluntários necessário para recolher os produtos em frente aos supermercados da cidade, considerando que boa parte dos colaboradores atuais são idosos e têm a saúde debilitada para trabalhos desse tipo.
“Se essa situação não reverter, em pouco tempo a situação do asilo pode ficar mais difícil”, diz a nota da entidade, que garante que o voluntário ficará muito feliz por doar um pouco de seu tempo a quem muito necessita.
(Na foto, os vicentinos, atuantes no voluntariado do asilo)
Mais informações no Asilo
Rua São Vicente de Paulo, 19
Fone: (14) 3351-4517

