Até fechamento desta matéria, documento contava com 230 assinaturas na plataforma Avaaz
Após a proibição da Batalha da Matrix pela prefeitura ocorrida na última semana, organizadores e apoiadores do evento lançaram na plataforma Avaaz um abaixo-assinado online para que o evento volte a ocorrer às quartas-feiras durante as edições da Feira da Lua. Lançado na noite de quinta-feira, até o fechamento desta matéria, o documento online já ultrapassava as 200 assinaturas.
Paralelamente, Wellington Couto, um dos responsáveis pela organização da Batalha de Rimas da Matrix, recolheu assinaturas pela cidade num abaixo-assinado físico que deverá ser protocolado na prefeitura na próxima semana.
PROIBIÇÃO
No dia 21 de março, 38 feirantes reivindicaram junto à prefeitura a proibição da oitava edição da Batalha da Matrix, com a alegação de que o campeonato promovia “palavras chulas e de baixo calão”. O pedido foi acatado pela Administração prontamente.
Contudo, os organizadores do evento, que acontece há quase dois anos na cidade, negam as acusações. De acordo com Couto e Murilo Marangoni, as batalhas têm regras que proíbem o uso de termos ofensivos, o que contraria o argumento dos feirantes indignados.
A cada edição, a Batalha de Rimas reúne de 20 a 30 MC´s que competem entre si e mais o público expectador, que chega a ultrapassar uma centena e contribui com o fluxo de pessoas na Feira da Lua.
EM DEFESA DO EVENTO
Houve comerciantes da feira que assinaram em favor dos rappers participantes da Batalha da Matrix diante do benefício que o movimento na praça às quartas-feiras gera a seus negócios.
O jovem Murilo (Mc Marangoni), 15, idealizador do evento, relata que as competições de rimas atraem um público diverso e de várias idades para a praça. “Tem famílias inteiras e até um policial que prestigiam as nossas batalhas”, conta.
Defensores do evento alegam que o discurso moralista de alguns feirantes e da prefeitura não combinam com a Feira da Lua e é motivado pelo preconceito. Afinal, se a trilha sonora que envolve as edições da feira é constituída basicamente de sertanejo universitário que faz apologia à “pegação” e ao consumo de álcool, por que atacam somente o Rap em nome da moralidade?
Assine aqui: https://secure.avaaz.org/en/community_petitions/Prefeitura_Municipal_da_Est_PELA_GARANTIA_DA_MANIFESTACAO_CULTURAL_DO_RAP_EM_PIRAJU_SP_1/details/


