Afogamentos, corações feridos, desordens e acidentes marcavam noticiário de 1928
Mesmo antes da existência de telejornais policialescos como o programa do Datena e outros do estilo “Polícia 24 horas”, notícias sobre as ocorrências policiais das cidades sempre tiveram grande aceitação por leitores de jornais e revistas, expectadores de TV e ouvintes de rádio, talvez por satisfazer a sede por desastres e desgraças ou os anseios por fofocas da sociedade.
O jornal O Piraju, dirigido por Nestor do Val, que circulava semanalmente no município no começo do século passado, tinha somente quatro páginas e era composto de reprodução de textos literários e, de resto, notinhas: aniversários, casamentos/enlaces/bodas, chegadas e partidas, falecimentos, nascimentos, programação do cinema, balancetes, comunicados oficiais e um ou outro acontecimento, como alguma “kermesse” por exemplo, seguindo a grafia da época.
Algumas edições contavam com a coluna “PELA POLÍCIA”, com notícias muito curtas sobre acontecimentos da área policial. É curioso observar os adjetivos utilizados e o estilo narrativo do jornalismo da época. Confira a seguir algumas dessas notas (mantivemos, na transcrição, a grafia – e alguns errinhos de digitação – das edições de 1928 da redação d’O Piraju):
19 de fevereiro de 1928
Suicídio
No dia 4 do corrente mez, ao meio dia, João Francisco dos Santos, soldado da Força pública do Estado, aqui destacado, poz termo a existência atirando-se da ponte ao rio Paranapanema, proximidades desta cidade.
Motivou o suicídio o amor contrariado, conforme depoimento de testemunhas ouvidas no inquérito que fora aberto pela delegacia de polícia local.
Ferimento grave
Na fazenda “Bella Vista”, em Timbury, no dia 8 deste mez, pelas 20 horas, João Alves da Silva, colono da referida fazenda, tentou matar Antonio José Soares, desfechando-lhe dois tiros de revólver, ferindo-o no braço direito e homoplata, do mesmo lado.
Preso em flagrante, acha-se João Alves recolhido à cadeia local, e, sendo a victima internada no hospital desta cidade, onde continua em tratamento.
Desastre
No dia 10 do corrente, na fazenda Bananeiras, às 16 horas, quando Secundino Pereira Passos ajudava o snr. José Marques Sobrinho limpar o cabo de uma balça, no rio Paranapanema, aconteceu Passos cahir n’água e perecer afogado.
Há inquérito na delegacia local sobre o facto.
…
22 de julho de 1928
Desastre
No dia 17 do corrente, às 17 horas e meia na Av. do Matadouro, o auto-caminhão Chevrolet de propriedade do sr. Miguel Abrahão, conduzido por Antonio Cascarelli, em excesso de velocidade, tombou, produzindo ferimentos em Benedicto Marcelino, João Roquette e Alexandre Praxedes. O conductor após desastre evadiu-se rumo à Villa Tibiriçá, onde no dia seguinte foi encontrado morto, enforcado em uma árvore de Tayeiva.
Sobre o caso foi aberto inquérito.
…
14 de outubro de 1928
AFOGADOS
No dia 4 do corrente, no districto de Timbury, quando Benedicto Diniz Pereira e outras pessoas se divertiam no rio Itararé, nadando, aconteceu o mesmo perecer afogado, sendo que o cadáver foi retirado d’água no dia seguinte.
– No dia 6 do corrente pela manhã, no bairro do Kágado, Manoel Estevam, de nacionalidade portuguesa, casado, de 55 annos de idade, poz termo a existência, atirando-se no Rio Paranapanema, no lugar denominado “Porto do José Julio”.
O cadáver foi retirado d’água no dia 8.
– No dia 7 do corrente, no bairro denominado “Água do Padre”, neste município, o japonez Pedro Siama, que com dois patrícios se divertiam no Rio Paranapanema, de canoa, pereceu afogado, foi encontrado na tarde de 11.
DESORDEIRO
Foi preso correccionalmente, o indivíduo Domingos Teixeira, conhecido desordeiro neste município, por ter estragado a facca, a capota de um automóvel pertencente ao chauffeur Vicente Campoi, nesta cidade.
Domingos Teixeira já foi processado na delegacia local por furto de um porco gordo, pertencente ao lavrador João Medaglia Filho neste município, no anno próximo passado.

