Prefeitura e CPFL pretendem erradicar 400 espécies de grande porte por causa de fiação elétrica

O grupo Cidade Verde de Ourinhos está engajado na defesa de 400 frondosas árvores que foram sentenciadas à morte pela prefeitura e pela CPFL nesta fase inicial do projeto de arborização segura. As espécies receberam uma placa avisando que serão erradicadas e substituídas por “espécies adequadas” com a justificativa de que estão atrapalhando os fios de eletricidade.
Milhares de árvores de grande porte estão ameaçadas de erradicação até a conclusão da iniciativa.
Na intenção de sensibilizar a população, ambientalistas pregaram cartazes com frases de protesto nas árvores condenadas e deram início a um abaixo-assinado online que, em 48 horas, já contava com mais de 2 mil assinaturas.
Segundo o movimento, os critérios da prefeitura para remover a vegetação são indefinidos, pois há muitas árvores que alcançam a fiação e não receberam ameaça. Além disso, os problemas podem ser solucionados com poda e não com erradicação, já que as espécies levam décadas para se desenvolver e são fundamentais para manter a saúde pública, regular a temperatura e dar qualidade de vida para as pessoas.
O Movimento Cidade Verde iniciou em dezembro de 2018 com a missão de tornar Ourinhos uma cidade arborizada. Até agora, o grupo já plantou cerca de mil árvores no município. Siga no Instagram: @cidadeverde.ourinhos


