Policial inicia projeto de jiu-jitsu no José Ribeiro

Aulas acontecem aos sábados ou domingos; horários são divulgados durante missas

Nogueira, Kafé e crianças após aula

O cabo Silvio Nogueira está ensinando jiu-jitsu para crianças e jovens no salão da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro José Ribeiro. As aulas acontecem aos sábados ou domingos, dependendo da escala de Nogueira, que atua como PM há 22 anos em Piraju.

No último domingo, a aula teve a participação do professor Márcio Kafé (que inclusive foi quem ensinou a arte marcial para o policial). Nas aulas, Nogueira ainda tem a assistência dos filhos Arihadny, 18 anos, e Adryew, 14, ambos também praticantes de jiu-jitsu.

Morador do bairro há mais de 20 anos, o cabo teve a ideia de começar o projeto para tirar as crianças da rua e inseri-las no esporte, que traz inúmeros benefícios para a saúde e para a socialização. Solidário à proposta, o padre Welington cedeu o salão da paróquia para as aulas semanais.

O treino começou com aquecimento: corrida, cambalhotas e técnicas de imobilização do adversário para defesa pessoal. Os alunos foram orientados a ter paciência, persistência e dedicação às aulas e, claro, a jamais usarem as táticas do jiu-jitsu com os colegas da escola ou da rua. Kafé deixou claro que o esporte só deve ser praticado no tatame sob a supervisão de um professor graduado. Além disso, o jiu-jitsu não envolve violência: “não tem soco, não tem chute, só movimentação”.

Silvio Nogueira pratica jiu-jitsu há oito anos e já participou de vários campeonatos regionais, e em 2014, foi campeão estadual militar.

Os dias e horários das aulas são divulgados semanalmente durante as missas.

Nogueira, Arihadny e crianças durante aquecimento
Alunos praticam alongamento
Kafé e Nogueira demonstram técnica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *